Vantagens de aprender inglês na primeira infância:
Por que inglês?
A língua inglesa é, há algumas décadas, considerada uma língua global, aquela que permite a comunicação entre diferentes culturas ao redor do mundo. É o inglês que conecta o mundo, quebra as barreiras e oferece aos indivíduos uma porta de entrada para a compreensão do mundo e das culturas uns dos outros.
E por que tão cedo?
Ao contrário do que muitos imaginam, as crianças não ficam confusas com a introdução de vários idiomas ao mesmo tempo. A aquisição de uma segunda língua no início da vida permite que as crianças transitem com facilidade em ambientes multilíngues e prepara o cérebro para aprender vários outros idiomas, abrindo um mundo de oportunidades para mais tarde.
Aprender uma nova língua tem correlação direta e positiva com o desenvolvimento cognitivo. Os benefícios cognitivos de aprender um novo idioma têm um impacto direto no desempenho acadêmico de uma criança. Em comparação com aqueles sem um idioma adicional, as crianças bilíngues melhoraram as habilidades de leitura, escrita e matemática e, geralmente, pontuam mais em testes padronizados.
Além disso, diversas pesquisas mostram que aprender uma segunda língua aumenta a habilidade de resolução de problemas, o pensamento crítico e a escuta ativa, além de melhorar a memória, a concentração e a capacidade de executar multitarefas. Crianças bilíngues também mostram maior criatividade e flexibilidade mental.
Quanto mais cedo uma criança é exposta a um novo idioma, maior a oportunidade de que ela cresça e desenvolva uma conexão mais profunda com a língua e a cultura adicionais à medida em que amadurece.
Por fim, mas não menos importante, cultivar a curiosidade, a sensibilidade cultural, a empatia e a tolerância: crianças que são expostas precocemente a outras línguas apresentam atitudes mais positivas em relação à diversidade linguística e cultural, tornando-se cidadãos mais conscientes e interessados pelo mundo ao seu redor.